Figura e fundo

Publicado em 23 de maio de 2023

 
Figura e fundo
 

FIGURA e F U N D O 

é um conceito da psicologia da percepção (Gestalt) que descreve o seguinte fenômeno:

Ao observar uma imagem, algum objeto nos chama mais atenção, atraindo o nosso olhar (a FIGURA), enquanto os outros elementos ficam em segundo plano (o FUNDO), como naquelas ilustrações (1) nas quais, dependendo do foco, você pode ver uma taça ou o perfil de duas pessoas se olhando.

Esse fenômeno, claro, não se limita à percepção visual.

Eu e outra pessoa poderíamos ir a um mesmo festival de música e voltar com impressões diferentes sobre ele, eu narrando que a experiência foi maravilhosa porque a música estava ótima (FIGURA) mesmo que a organização tenha deixado a desejar (FUNDO) e a outra pessoa dizendo que o evento foi péssimo porque estava desorganizado (FIGURA) apesar de os show terem sido bons (FUNDO).

P o i s   b e m.

A partir da nova temporada* do boletim, que se inicia com esta edição, vamos trocar a figura e o fundo. O que antes costumava ter destaque nos emails — uma lista com os textos, cursos e projetos mais recentes publicados nas outras plataformas — passa a ficar em segundo plano, no nosso FUNDO.

E a nossa nova FIGURA, que terá mais destaque por agora, são os bastidores, as histórias que acontecem por trás dos conteúdos que aparecem no site e no Instagram:

Os livros, podcasts, textos, insights que estão alimentando o Indivíduo-Coletivo.

Os temas contemporâneos que estão estimulando a escrita de algum texto.

As novas perspectivas que convidam a Convexa a se atualizar entre uma edição e outra.

Sempre me pareceu interessante e inspirador conhecer os bastidores do trabalho das pessoas e acho que não tem formato mais legal para fazer isso do que numa lista de emails, onde o diálogo é íntimo, interessado, lento.

Espero que vocês gostem tanto quanto eu. (2)

_________

* Por enquanto, para manter a minha sanidade e o interesse de vocês, as edições do boletim serão bimestrais.


CONVEXA

Ao que tudo indica, poderemos ter uma versão paralela da CONVEXA no ano que vem, uma com as mesmas funções de ajudar a ESTRUTURAR O TRABALHO e LIDAR COM O VÍNCULO com o cliente, porém direcionada a profissionais de outras áreas que não a da saúde.

A CONVEXA é um bebê ainda — ela surgiu há apenas 3 anos, teve 6 edições, 33 alunas passaram pela formação.

A cada edição, portanto, eu passo um pente fino para encontrar o que pode ser ajustado, o que ainda precisa amadurecer. Ela começou com cara de Verena, porque as aulas foram construídas em cima da minha experiência de consultório, e hoje tem cara de CONVEXA mesmo, já que aos poucos foi abandonando assuntos que descobri não serem tão relevantes, enquanto incorporava outros que as próprias alunas me mostravam precisarem trabalhar.

Ainda assim, até hoje as alterações e ajustes tinham sido dentro da proposta de entregar para TERAPEUTAS ferramentas e recursos para lidar com as questões referentes ao consultório.

Mas eis que... 

Há algumas semanas, uma das profissionais que eu mais admiro em Brasília, uma pessoa que NÃO é da área das terapias, me perguntou se eu poderia aplicar o método da CONVEXA para ajudá-la a reformular a parte de seu trabalho relativa à relação com o cliente.

Já nos reunimos algumas vezes e nossos encontros são interrompidos por momentos de assombro e exclamações conforme vemos o método e vários dos conceitos se encaixarem tão apropriadamente no trabalho dela.

Estou empolgada, porque acho que vai funcionar, e isso me desconcerta, porque significa que a CONVEXA talvez seja mais interessante do que eu havia imaginado. Se ela realmente puder se expandir para outras áreas, isso quer dizer que euestarei entrando com ela em terrenos que não domino como o consultório, o que me assusta e me entusiasma ao mesmo tempo.

DESTAQUES DA CONVEXA

1. Um texto sobre a metaexperiência de estudarmos os elementos da formação e manutenção do vínculo com o paciente ao mesmo tempo em que experimentamos esses elementos conforme formamos e fortalecemos o nosso vínculo como grupo nas aulas. — leia aqui

2. Crítica aos "especialistas" que prometem encher a sua agenda de pacientes, te estimulando a oferecer sessões a preços baixos e em formato de pacote — como um supermercado em saldão — precarizando o seu trabalho enquanto alavancam o deles. — leia aqui

3. A liderança horizontal na CONVEXA abre espaço para que todas nos sintamos à vontade para dividir com o grupo histórias de tropeços, dúvidas e sucessos que, por sua vez, alimentam um rico processo de supervisão. — leia aqui


INDIVÍDUO-COLETIVO


O INDIVÍDUO-COLETIVO (I-C), ficou por trás dos panos por muito tempo, dando alguns sinais de sua existência na época do podcast Metamorfose (3) e em alguns artigos (4), enquanto eu me preparava intelectual e emocionalmente para apresentar e sustentar sua proposta abertamente.

Entendendo que o zeitgeist* contemporâneo — baseado em aceleração, individualismo e produtividade — nos isola, exaure e esvazia, o I-C se propõe a devolver vitalidade e conexão para os debates adoecidos pelo ressentimento, estimulando um olhar calmo, maduro e crítico sobre os nossos conflitos atuais.

Em outras palavras, queremos assumir, com honestidade, nosso entrelaçamento e coparticipação na manutenção e na resolução desses conflitos, para podermos movimentar a energia que está estagnada pelo ressentimento.

Comparado com a CONVEXA — um projeto leve e inofensivo com o qual é fácil me associar — o I-C é um desafio, porque para atravessar a parede de resistência do senso comum, ele precisa cutucar com vara curta alguns dos mecanismos de defesa que usamos para manter a superficialidade de nossas discussões — a arrogância intelectual, o moralismo, a vitimização, entre outros.

Por isso, este início de projeto está andando lentamente, construindo uma base de conceitos para os quais poderemos voltar quando os debates forem iniciados. Isso nos dá tempo não só para desenvolver a comunicação do I-C como também para preparar a linguagem comum que vai nos ajudar a dialogar mais tarde.

_________

*Zeitgeist é o espírito de uma época, ou seja, o conjunto de ideias, crenças, sentimentos que caracterizam um período histórico.

DESTAQUES DO INDIVÍDUO-C0LETIVO

1. Texto de apresentação do Indivíduo-Coletivo, com os principais conceitos e ideias listados. Nos próximos meses, vamos aprofundar e desenvolver melhor as ideias que já estão nesse texto. — leia aqui

2. Estamos desenvolvendo os conceitos básicos do I-C e construindo nosso VOCABULÁRIO com calma para termos certeza de que poderemos nos comunicar bem quando passarmos para a fase seguinte, de análise e debate. — consulte aqui

3. A Organização Interna diz respeito ao estado de organização psíquica de cada um e ao processo contínuo de manutenção dessa organização. Entendemos que ela repercute no coletivo e é afetada pelo ambiente cultural e intelectual no qual estamos inseridos. — leia aqui


CURSOS

Temos um curso de INTEGRAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DO BODYTALK agendado para agosto, com aquele formato suave que eu tenho usado nas aulas online: turnos curtos em dois finais de semana consecutivos. Para saber sobre as datas, os valores e para se inscrever, clique aqui.

 

Ao observar uma imagem, algum objeto nos chama mais atenção, atraindo o nosso olhar (a FIGURA), enquanto os outros elementos ficam em segundo plano (o FUNDO).

FILTRAR POR ASSUNTO


 

SOBRE O BOLETIM

O Boletim é um informativo bimestral enviado por email nos meses ímpares. Além dos textos introdutórios, como o deste artigo, que depois são publicados aqui no site, algumas informações são enviadas somente por lá, como os bastidores e agenda de cursos, eventos, palestras e oficinas tanto da Convexa quanto do Indivíduo-Coletivo.